E se você pudesse ter sua natureza particular? Isso não é mais apenas um sonho. Por meio da montagem de lagos ornamentais é possÃvel que os amantes dos encantos naturais possam ter tudo isso bem pertinho.
Esse espaço nada mais é do que um ambiente biológico e artificial, montado com a utilização de tecnologias que tornam possÃvel a sobrevivência de diversas espécies que nesse espaço sejam inseridos. Vale destacar que essa sobrevivência acontece com todo o bem-estar e equilÃbrio que se faz necessário para permanecer nessa atmosfera.
Vale destacar que diversas são as caracterÃsticas que transformam essa natureza particular em um ambiente totalmente agradável para você e também para os seres vivos que ali habitam. Pequenos detalhes se transformam em grandes, tudo para que o ambiente combine perfeitamente com seu estilo e projeto.
É preciso se preocupar com todos os detalhes do seu lago ornamental, desde as pedras que colocará dentro dele (tipo, formato, tamanho) até a variedade de peixes... Muitos são os itens que dão forma ao seu ambiente natural. Basta que você tenha paciência e cuidado para ajustar tudo e alcançar o resultado que espera.
Quando falamos de natureza particular, o aspecto natural do seu lago ornamental deve estar mais do que presente. Por mais que estejamos falando de um lago artificial, ele deve ser o mais natural possÃvel. Nesse sentido devemos destacar o fato de que a própria natureza tem o poder de se recriar por meio de um imenso leque de cores, formas e volumes. Infinitas são as possibilidades de criar seu lago ornamental e fazê-lo um ambiente natural que tenha sua personalidade e estilo.
1. LAGO ORGÂNICO: uma das principais caracterÃsticas desse tipo de lago ornamental é o seu formato não retilÃneo, que possui curvas suaves e orgânicas. Na maioria das vezes, esses lagos são projetados por paisagistas e são o principal destaque do jardim. Porém não é descartada a possibilidade dos lagos serem construÃdos dentro da casa. Outras caracterÃsticas desse lago: sua decoração é mais natural, sua construção mais recomendada é a com geomembrana;
2. LAGO FORMAL: caracterizados por suas linhas retas, esses lagos são normalmente integrados ao projeto de arquitetura. Eles podem ser internos ou externos, ficando bonitos quando as paredes da casa são utilizadas como um dos lados do lago. Podem ter um estilo clássico ou contemporâneo, tudo de acordo com o projeto do jardim. Outras caracterÃsticas desse lago: esse tipo de lago não deve ser confundido com espelhos d’água – quando inserimos a vida no projeto, ele deixa se ser um espelho d`água e passa a ser um lago ornamental, a construção em alvenaria é a mais utilizada nesse tipo de lago;
3. LAGO PARA NADAR: também conhecido como piscina biológica, esse tipo de lago está se difundido no mercado de lagos ornamentais. Podendo ter ou não peixes, as plantas são dominantes nesse tipo de projeto. Além disso, são fundamentais para a filtragem da água. Ouras caracterÃsticas desse lago: os peixes precisam de um refúgio para se esconder da presença das pessoas nadando no lago, a profundidade do lago deve ser de 1,5m ou mais, o ozônio deve ser utilizado nas piscinas biológicas;
4. LAGO PLANTADO: conhecido também como um jardim submerso, só são executados por profissionais com bastante conhecimento e experiência. São lagos que combinam perfeitamente com uma vegetação densa ao redor. As plantas precisam de um substrato especial, complementação de nutrientes e elementos de traços. Outras caracterÃsticas desse lago: as carpas não combinam com esse tipo de lago – já que irão arrancar e comer as plantas, podem ser construÃdos em um jardim ou até mesmo dentro de casa.
E então, que tal ter seu lago ornamental?