Aquarismo é o nome que damos a criação de peixes, plantas e demais organismos aquáticos tanto em aquários como em tanques. Essa criação pode ser tanto para fim ornamental como para estudo. Poucas pessoas sabem, mas os amantes de peixes e tudo que envolva esse universo aquático possuem uma termologia própria.
Mas não basta amar os peixinhos e sair comprando qualquer recipiente para fazer de morada deles. É preciso todo um cuidado e uma série de conhecimentos específicos. Quando essa prática do aquarismo é mal executada, pode provocar diversos problemas ambientais.
Quando falamos de uma criação profissional de peixes, envolvendo também a montagem do aquário, é indispensável possuir conhecimentos básicos em química e biologia. Isso porque é necessário que se tenha conhecimento sobre os tipos de peixe e espécies que se deseja criar e quais são suas peculiaridades. Com isso fica mais fácil adaptar o espaço para recebê-los.
Esse ponto é algo determinante na montagem do seu aquário profissional. Quando escolhemos o substrato, determinamos qual tipo de ecossistema vamos reproduzir. A escolha não é tão simples como água marinha ou água-doce. Existem várias opções: ciclídeos africanos, igarapé amazônico, recife de coral, aquário plantado... Fazendo sua escolha fica tudo mais fácil! São considerados “substrato” todos os outros elementos que interagem quimicamente no ambiente do aquário: elementos decorativos, materiais filtrantes e principalmente a água do aquário.
Tudo o que conhecemos como forma de vida na Terra depende da luz para sobreviver! No aquário não é diferente. Devemos adequar a iluminação ao sistema que gostaríamos de ter. É preciso que façamos sempre uma comparação com os ambientes que queremos reproduzir. Um recife de corais multicoloridos próximos à superfície do mar de águas cristalinas... Este ambiente é um dos mais ensolarados que existe. Por isso, a escolha deve ser por um sistema de forte iluminação. A luz é uma forma de energia, que irradia calor para o aquário.
É de extrema importância que façamos o monitoramento da temperatura do aquário que montamos. Mas qual é a temperatura ideal? Simples: é a temperatura adequada para reproduzir todas as condições do meio que queremos reproduzir. Fornecer temperatura adequada aos peixes de seu aquário é fornecer condições de sobrevivência.
O aquário é um sistema fechado e, tudo o que colocamos lá dentro, fica lá dentro. A utilização de um sistema de filtragem adequado é extremamente recomendada. Dentre todos os sistemas de filtragem, a filtragem biológica é a única imprescindível para os sistemas aquáticos, já que mantém o sistema em equilíbrio dinâmico. O excesso de alimentação, fezes e animais mortos presente no aquário entrarão em decomposição e os subprodutos desta decomposição serão metabolizados pela ação da filtragem biológica, transformando-os em produtos que podem reintegrar à cadeia alimentar. Para manter o equilíbrio do sistema aquático, além dos sistemas de filtragem em funcionamento, é fundamental que se complemente a manutenção dos ecossistemas com trocas parciais da água.
Para os iniciantes desse novo hobby, optar pelos aquários de água doce é a melhor pedida! A água pode ser da torneira e o aquário precisa apenas do filtro e do aquecedor. O Peixinho Dourado e o Betta são algumas das espécies mais populares para esse tipo de aquário.
Está precisando de ajuda com a manutenção do seu aquário? Vem para a Criativa!