Sabe aquela manchinha amarelada que vai surgindo nos dentes do seu pet? Àquilo damos o nome de tártaro. Essa mancha torna-se uma placa que cobrir todo o dente. O cálculo dentário (o nome técnico do tártaro) é um conjunto de bactérias que se desenvolvem por conta dos restos alimentares que ficam nos dentes dos bichinhos, dando origem em algumas placas.
Por conta do contato Ãntimo com a gengiva, essas bactérias provocam irritação na mesma. Quando não tratado, o acúmulo de tártaro faz com que os dentes caiam precocemente. Outro importante fator ligado ao surgimento do tártaro em cães e gatos é a conformação da arcada dentária, que pode favorecer a deposição de alimentos, levando ao aparecimento das temidas bactérias. Por conta disso é comum ver animais com a mesma idade, mas seus dentes em estágios diferentes na formação de placas bacterianas.
Para minimizar o problema, aposte na escovação dos dentes dos pets (lembrando sempre de usar pasta e escova adequadas) com mais frequência, além de sempre levá-los ao veterinário. Esse é o profissional mais adequado para a realização de uma inspeção da boca dos nossos bichinhos.
Agora se o problema já é realidade na vida do seu amiguinho, somente um veterinário habilitado conseguirá remover a placa bacteriana, já que estamos falando de um procedimento onde o animal é anestesiado. Atualmente já é possível realizar esse procedimento tanto em animais jovens como em pacientes mais idosos ou com algum problema de saúde.
Vale destacar que: o tártaro causa mau hálito sim, não é mito! A placa bacteriana é foco de infecção para todo o corpo. Ou seja: um problema pode causar dor, mau hálito, stress, problemas digestivos, entre outras tantas complicações.
Restou alguma dúvida? Vem para a Criativa!