Técnica utilizada para engravidar quando se encontra muita dificuldade nisso, a inseminação artificial é uma das soluções para essas complicações, criadas por conta dos espermatozoides e óvulos.
Atualmente essa prática é muito utilizada por cães, gatos, bovinos e muitos outros. Os donos desejam cruzar determinadas raças, ou ainda acham necessário aumentar o rebanho, e optam por esse método!
Inseminação artificial entre os animais de grande porte
Quando queremos aplicar esse método em bovinos, por exemplo, pode-se iniciar o processo de inseminação com ele no cio. Então se fazem necessários tomar alguns procedimentos:
• É necessário deixar o animal no tronco, esvaziar o reto e observar o aspecto do muco vaginal;
• Realizar uma higienização na vulva;
• Preparar o aplicador, a bainha, a tesoura, o papel toalha, a luva e a pinça.
A inseminação artificial é um método que permite que o cruzamento de diferentes tipos de raças seja feito. Além disso, é possÃvel melhorar toda a genética de um rebanho em um curto tempo. Outra vantagem desse método é o controle de doenças. Muitas dessas podem ser transmitidas aos animais por meio da relação sexual. Dessa forma, a inseminação é um processo que evita a transmissão de muitas doenças.
Animais muito pesados no momento do cruzamento como o touro e a vaca, por exemplo, podem acabar se acidentando. A inseminação é um processo mais tranquilo para esses animais e que requer menos riscos. Outro ponto bem importante é a redução de dificuldades em partos. Muitos animais têm complicações na hora do parto e podem chegar até mesmo a morte. A inseminação artificial é um método que reduz a chance de futuras complicações neste momento.
Ficou interessado em saber mais sobre esse método? Vem conversar com a gente!