Famosa pelo seu topete, a calopsita é uma das mais marcantes entre as aves domésticas. Suas caracterÃsticas a fazem facilmente domesticável: companheira, divertida, alta habilidade para aprender truques e até mesmo reproduzir a fala humana.
Se não bastassem todas essas caracterÃsticas, as calopsitas ainda são pets de manejo fácil e com baixo custo de manutenção. Basta muita atenção aos cuidados básicos e você terá uma companheira por muitos e muitos anos! Mas que cuidados são essas? Continua lendo para aprender como criar uma calopsita em casa:
É possÃvel que essa ave viva de maneira solta, direto no ombro de seu dono, por exemplo. Porém não podemos esquecer que as calopsitas precisam de um local seguro para poder descansar.É recomendado o uso de gaiolas de arame galvanizado, que sejam grandes o suficiente para que as calopsitas possam abrir e bater suas asas com total folga necessária. Isso vale mesmo para as calopsitas criadas soltas: afinal de contas, elas também precisam de um tempo de descanso em sua gaiola.
Lembre-se de equipar a gaiola da sua calopsita com outros acessórios, como comedouro, poleiros e outros brinquedos. Afinal de contas é ali que a calopsita passará a maior parte do tempo.
As calopsitas são consideradas pets altamente sociáveis, que gostam da companhia de seus donos. Na mesma medida que não se deve deixa-las em um cômodo muito isolado, não é indicado colocar a gaiola num local muito movimentado. Isso pode causar estresse à ave.
A gaiola deve ficar em um lugar tranquilo, que possua claridade e fique longe de correntes de vento. Essas podem causar problemas respiratórios, além de serem as principais responsáveis por doenças em aves.
Assim como escolher a gaiola da sua calopsita é importante, acessórios para equipá-la são indispensáveis. Entre os itens essenciais, estão: comedouro, bebedouro, poleiros e alguns brinquedos.
Na hora da escolha, lembre-se que as calopsitas são psitacÃdeos (possuem um bico forte e gostam muito de roer as coisas). Na compra de bebedouros e comedouros, prefira modelos de porcelana ou de barro, que mantém a água mais fresquinha e são mais resistentes à s bicadas dos pets.
Quanto aos brinquedos, podem e devem ser de madeira para que as calopsitas se divirtam bicando e descascando os acessórios. Lembrando que esses devem ser de tamanho adequado e feitos com materiais seguros e atóxicos.
Quando estão na natureza, as calopsitas são de hábito onÃvoro, que comem o que conseguem encontrar (destaque para as sementes). Já as calopsitas domésticas possuem necessidades completamente diferentes, já que gastam bem menos energia.
A melhor maneira de garantir uma nutrição completa e balanceada para as calopsitas é por meio dos alimentos extrusados, que trazem a mesma quantidade de nutrientes em cada partÃcula. Dessa forma, a calopsita não consegue selecionar os alimentos.
O mix de sementes e algumas frutas ainda podem ser usados como petisco na hora de ensinar truques. Mas atenção: sem enageros nas quantidades.
É importante que a gaiola seja limpa diariamente, para que os alimentos não consumidos e dejetos sejam removidos. Uma gaiola suja contribui para diversos problemas, como doenças respiratórias, por exemplo.
Procure, ainda, limpar os poleiros enquanto os dejetos ainda estão frescos. Caso contrário, eles secarão e precisaram ser retirados por meio de raspagem. É indicada, ainda, uma limpeza completa da gaiola ao menos uma vez por semana.
Restou alguma dúvida quando o assunto é criação de calopsita? A equipe da Criativa está pronta par ate ajudar!