Viagens internacionais com seus Pets


Os pets são parte da família, isso todo mundo sabe. Mas chegaram as férias, o tão sonhado descanso e... O que fazer com o animalzinho? Leva junto, ué! O transporte dos pets em voos é uma prática comum nos dias de hoje. Até mesmo as companhias aéreas estão se atentando a essa demanda, dando a melhor experiência possível aos fiéis amiguinhos.

Para que você possa viajar tranquilamente com seus pets na cabine de um avião, deve estar atento a algumas dicas e regras. Para começar, organize-se com antecedência. Assim como nós precisamos de alguns documentos para poder viajar para fora do Brasil (passaporte e o Certificado Internacional de Vacinação por exemplo), a documentação necessária para o transporte de animais de estimação varia levando em consideração o destino. Preste sempre atenção nas orientações do Ministério da Saúde e não deixe de procurar um médico veterinário. A documentação necessária é:

1. Certificado Zoossanitário Internacional (CZI)

Esse documento é emitido pelo serviço sanitário oficial do nosso país. Ele comprova a procedência do animal e garante a validação de todas condições sanitárias exigidas para seu transporte internacional. A validade desse documento varia de acordo com as regras de cada país. O CZI pode ser obtido nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que estão localizados nos aeroportos, e nas Superintendências Federais de Agricultura de cada estado.

2. Atestado de Saúde

Emitido pelo veterinário, o atestado de saúde é válido por 10 dias, contando do dia de sua emissão. Ele será um dos últimos documentos que você pegará, já que diz respeito às condições atuais do pet.

3. Carteira de Vacinação

A carteirinha de vacinação do seu animalzinho de estimação deve estar atualizada de acordo com as exigências específicas para o seu bichinho, ou seja: somente o veterinário terá condições de dizê-las com precisão. Para filhotes com menos de 3 meses de vida e que ainda não tomaram a primeira vacina, o embarque só acontecerá com autorização expressa do veterinário.

4. Laudo de sorologia

Lembra quando falamos de planejamento lá no começo? Aqui está um dos documentos que mais levará tempo para que você consiga viajar com algum animal de estimação. Essa documentação é essencial para levar seu pet para a Europa, especificamente. Uma amostra de sangue é enviada para análise de um laboratório credenciado pela União Europeia (UE) no Brasil ou para outro laboratório igualmente credenciado pela Comunidade Europeia no exterior. A coleta do sangue do animal deve ser feita 90 dias antes do embarque. Somente dessa forma a entrega do laudo sem atrasos é garantida.

5. Passaporte

Eles também possuem um passaporte, gente! O Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos é um documento emitido pelo Ministério da Agricultura e pode substituir, inclusive, a carteira de vacinação. O passaporte é aceito em todo o território nacional e também em alguns países. Como essa documentação varia conforme o país, você consegue mais informações no site do Ministério da Agricultura (linkar o site).

Além de toda essa parte burocrática, o bem-estar do seu pet é primordial. Portanto, certifique-se se é realmente necessário levar seu pet com você, se isso não fará mal para o animalzinho. Seu animal precisará ser transportado em uma caixinha específica, por isso fazer com que ele se habitue com seu “mais novo local” é essencial.

Quer viajar com seu animal de estimação? A Criativa tem os utensílios e serviços certos para fazer dessa viagem a melhor da sua vida (e da vida do seu bichinho também)!

Confira outros serviços

Hospedagem

Ficamos com o seu pet enquanto você viaja

Saiba mais

Vacina

Vacinas importadas com avaliação de profissionais

Saiba mais

Banho e tosa

Conheça os pacotes mensais com hidratação e táxi-dog

Saiba mais

Aquarismo

Cuidando de um aquário de uma maneira profissional

Saiba mais

Castração

Motivos e vantagens para castrar seu pet

Saiba mais

Lagos ornamentais

A incrível arte dos lagos ornamentais

Saiba mais

Clínica Veterinária

A Melhor Clínica Veterinária para seu Amiguinho

Saiba mais

Especialista em Felinos

Profissionais Especializados em Felinos

Saiba mais

Limpeza dentária para cães e gatos

Limpeza dentária para cães e gatos

Saiba mais

Como acontece a sexagem de aves

Como acontece a sexagem de aves

Saiba mais

Os melhores peixes de água doce

Os melhores peixes para esse aquário

Saiba mais

Você sabe a diferença entre paisagismo e jardinagem?

Você sabe a diferença entre paisagismo e jardinagem?

Saiba mais