A natureza é cheia de mistérios e curiosidades. Existem alguns pássaros que chamamos de monomórficas, isso é, não possuem dimorfismo sexual – quando não podemos diferenciar de maneira visível qual o sexo do animal. Pensando nesse problema, a ciência resolveu colaborar.
A sexagem de aves por meio do DNA tornou-se o método mais prático e confiável para realizar essa identificação. Essa ferramenta não cirúrgica é utilizada por veterinários, criadores e proprietários de aves, e pode ser executada com amostras de sangue, de penas ou ainda da casca do ovo.
Vale destacar que o sangue das aves é uma excelente fonte de DNA, sendo por muitos anos o único tipo de amostra utilizada para diversos tipos de exame. Porém coletar uma amostra de sangue é um ato muitas vezes incômodo ao bichinho, e mesmo impossível ocasionalmente.
Graças aos avanços tecnológicos do DNA, é possível extraí-lo na medida certa para determinar o sexo da ave a partir de algumas penas. Essas amostras de pena são igualmente de confiança à coleta de sangue, e fornecem o mesmo nível de exatidão do teste. Lembre-se: o DNA é DNA não importa de onde é extraído.
Ficou com alguma dúvida? Vem até a Criativa que a gente te ajuda!